Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189

atendimento@reumatologiatoledo.com.br

Clínica de Reumatologia Toledo
Artrite e artrose: qual a diferença?

Últimas Notícias

dentista duque de caxias

Artrite e artrose: qual a diferença?

01/10/2021

Administrador

Artrite e artrose são termos utilizados para representar manifestações clínicas específicas das articulações. Enquanto a artrite significa a inflamação de uma articulação (caracterizada por calor, aumento de volume e dor), a artrose representa o desgaste da articulação caracterizada por perda da cartilagem e alteração óssea e consequente perda da mobilização.

Diversas doenças podem causar artrite como doenças autoimunes (artrite reumatoide, lúpus, espondilite anquilosante), doenças por cristais (gota), doenças infecciosas e trauma. E muitas doenças também podem causar artrose como as citadas anteriormente e a osteoarteartrite, que é decorrente do envelhecimento natural da articulação.

Agora que você já sabe a diferença entre artrite e artrose, vamos descrever a principal doença representante das “artrites”, a Artrite Reumatoide (AR) e a principal representante das “artroses”, a Osteoartrite (OA).

A AR é uma doença inflamatória, e sua principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam ser afetados. Ela é autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que defende o nosso corpo de infecções contra vírus e bactérias, passa a atacar a própria articulação. Se a AR não for tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que provoca deformidades, além de limitações para realizar atividades do dia a dia.

A osteoartrite, conhecida vulgarmente por artrose, por sua vez, é caracterizada por deterioração e perda progressiva das cartilagens das juntas que ocorre com o envelhecimento. E isto pode ser maior ou menor dependendo do fator genético . Os locais que são acometidos com maior frequência são a coluna, mãos, pés, joelhos e quadril.

A boa notícia é que ambas as condições tem tratamento. Além de medidas de prevenção como um estilo de vida saudável, atividade física regular e o não tabagismo, existem tratamentos clínicos específicos para ajudar a controlar a doença.

Lembrando que o tratamento da artrite e da artrose é diferente, por isso busque sempre um médico competente para lhe auxiliar!


Ainda com dúvidas?

Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.

 Fale Conosco já!
Top