Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189
atendimento@reumatologiatoledo.com.br
30/09/2022
Administrador
O lúpus, ou lúpus eritematoso sistêmico, é uma doença autoimune crônica, sem cura, que pode afetar diversos órgãos e tecidos do nosso corpo. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas no mundo são atingidas pela doença, e 90% delas são mulheres entre 20 e 45 anos. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, 65 mil pessoas têm o diagnóstico de lúpus.
Suas causas ainda não são plenamente estabelecidas, mas acredita-se que a doença pode ter como origem uma série de fatores ambientais (exposição prolongada ao sol, infecções virais e até uso de medicamentos), genéticos e hormonais. Tudo isso pode colaborar no diagnóstico do lúpus.
Tipos de lúpus
O lúpus pode ser classificado em dois tipos:
– Eritematoso cutâneo: quando a doença fica restrita apenas à pele;
– Eritematoso sistêmico: quando afeta um ou mais órgãos internos. Esse tipo de lúpus está presente em cerca de 70% dos pacientes.
Principais sintomas do lúpus
Os sintomas mais comuns apresentados pelo paciente com lúpus são:
– Manchas avermelhadas na pele;
– Dores nas articulações;
– Queda de cabelo;
– Aumento da pressão associado a retenção de líquidos;
– Anemia.
– Febre;
– Perda de peso;
– Fraqueza;
– Dor no tórax, principalmente relacionada à inspiração profunda;
– Convulsões;
– Alterações de humor.
Essas manifestações estão relacionadas às inflamações que a doença causa na pele, nos nervos, nos rins, na pleura (membrana que reveste os pulmões), no pericárdio (membrana que reveste o coração) e no cérebro.
Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.
Fale Conosco já!