Como é o tratamento da artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença crônica e inflamatória que afeta as articulações (juntas). O distúrbio ataca principalmente os dedos, punhos, joelhos e quadris dos pacientes, mas pode afetar coração, pele, olhos, pulmões, músculos, sistema nervoso e vasos sanguíneos. A inflamação contínua das articulações pode evoluir para deformidades que limitam o paciente para a prática de atividades do dia a dia.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, o que significa que o próprio sistema imunológico do paciente, que normalmente defende o organismo contra infecções, ataca o próprio corpo, principalmente as articulações. Ainda não há cura para esta alteração.
Qualquer pessoa, desde crianças até idosos, apresenta o risco de desenvolver a doença. Mas ela costuma se manifestar com mais frequência em mulheres, a partir dos 30 ou 40 anos de idade — sua incidência tende a aumentar com o envelhecimento.
Como é feito o tratamento da artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença sem cura, mas há diversas opções terapêuticas capazes de promover qualidade de vida a longo prazo para o paciente e evitar a rápida progressão do problema.
O tratamento da artrite reumatoide varia de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade. Naturalmente, quanto mais agressiva for a enfermidade, mais intensas serão as terapias aplicadas.
Em geral, o tratamento da artrite reumatoide inclui o uso de medicamentos, fisioterapia, terapia ocupacional, prática de algumas atividades físicas e até mesmo algumas mudanças no estilo de vida podem contribuir para a melhoria dos sintomas.