Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189

atendimento@reumatologiatoledo.com.br

Clínica de Reumatologia Toledo
Sintomas da febre reumática

Últimas Notícias

dentista duque de caxias

Sintomas da febre reumática

23/05/2023

Administrador

A febre reumática é uma doença inflamatória praticamente exclusiva da infância, relacionada a complicações de uma infecção provocada pela bactéria Streptococcus, geralmente uma amigdalite. A doença atinge as articulações, o coração e o cérebro, podendo trazer sequelas cardíacas graves e que podem durar para o restante da vida do paciente.

Uma das principais características da doença é que ela ocorre em surtos e, se não for devidamente prevenida e tratada, as chances de lesões cardíacas graves aumentam a cada surto. Por isso, é importante saber quais são os sintomas da febre reumática e procurar um especialista sempre que eles forem notados. Entenda melhor a seguir:

Principais sintomas da febre reumática

Os principais sintomas da febre reumática incluem:

Febre;

Inchaço e dores nas articulações, que normalmente se manifestam entre uma e cinco semanas após uma infecção de garganta;

Dor muscular intensa e que pode se tornar incapacitante;

Presença de movimentos involuntários repentinos, que são descoordenados e acometem principalmente os membros e a face;

Nódulos subcutâneos (como se fossem “caroços” embaixo da pele);

Falta de ar para pequenos esforços, inchaço das pernas ao final do dia e cansaço excessivo, relacionados principalmente a problemas cardíacos;

Lesões avermelhadas no tronco e membros.

A artrite da febre reumática tem características migratórias, ou seja: ela se manifesta em uma ou algumas articulações e depois desaparece, manifestando-se novamente em outra área do corpo. Tornozelos, joelhos e cotovelos geralmente são as articulações mais afetadas pelos sintomas da febre reumática.


Ainda com dúvidas?

Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.

 Fale Conosco já!
Top