Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189

atendimento@reumatologiatoledo.com.br

Clínica de Reumatologia Toledo
Sintomas da Esclerodermia

Últimas Notícias

dentista duque de caxias

Sintomas da Esclerodermia

11/04/2023

Administrador

Os sintomas da esclerodermia se expressam inicialmente na pele e, por serem bem característicos desse quadro, ajudam bastante o reumatologista a elaborar uma hipótese diagnóstica e saber quais os melhores exames confirmatórios a solicitar. Conheça a seguir os mais comuns.

Fenômeno de Raynaud

Esse é um dos principais sintomas da esclerodermia, podendo ocorrer em até 95% dos pacientes. O fenômeno de Raynaud se caracteriza por uma alteração na coloração dos dedos, que ficam ou muito pálidos (quase brancos) ou azulados (roxos), ou as duas cores, uma após a outro ou até ao mesmo tempo, quando o paciente se expõe a temperaturas muito frias e geralmente ficam avermelhados após. Esse sinal é uma alteração vascular causada pelo comprometimento da microcirculação, que se contrai demais e deixa de entregar sangue oxigenado nas extremidades, podendo até causar ulcerações devido ao baixo aporte volêmico.

Rigidez da pele

A palavra “esclerodermia” significa justamente “pele dura”, de forma que o enrijecimento da pele devido à fibrose tecidual é a principal característica da doença. Assim, nesses pacientes, pode-se notar uma pele mais lisa, com aspecto “esticado” e brilhante, além de um espessamento, que quase sempre se inicia nos dedos das mãos e dos pés e na região do rosto, aos lados do nariz. Depois, esse enrijecimento tende a progredir no sentido do tronco. Por vezes há, também, a formação de micro “nodulações” causadas por depósito de cálcio.

Sintomas sistêmicos

Conforme a doença evolui, os sintomas da esclerodermia costumam se expressar em órgãos internos e causar repercussões sistêmicas, como fadiga e falta de ar, alterações do trato gastrointestinal (refluxo, diarreia), insuficiência renal, arritmias cardíacas e hipertensão arterial.

Outros sintomas

Além desses já citados, é importante lembrar que há outros sintomas da esclerodermia que devem ser buscados ativamente pelo médico e pelo paciente para que o diagnóstico e o tratamento da doença sejam mais assertivos, tais como:

Dor e rigidez nas articulações;

Falta de ar ou tosse seca;

Aumento inexplicado de pressão arterial;

Diminuição da capacidade de abrir a boca;

Refluxo intenso, recorrente, de difícil tratamento;

Diarreia crônica;

Feridas na pele dos dedos;

Manchas vermelhas no corpo;

Dedos inchados.


Ainda com dúvidas?

Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.

 Fale Conosco já!
Top