Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189

atendimento@reumatologiatoledo.com.br

Clínica de Reumatologia Toledo
Diagnóstico da Artrite Reumatoide

Últimas Notícias

dentista duque de caxias

Diagnóstico da Artrite Reumatoide

16/06/2023

Administrador

Antes de falarmos sobre o diagnóstico da artrite reumatoide, é de fundamental importância conhecer, detalhadamente, os principais sintomas que indicam a potencial presença da patologia.

A doença pode iniciar com somente uma ou poucas articulações, inchadas e doloridas, e, às vezes um pouco quentes. Em geral, também está presente rigidez da movimentação, principalmente durante a manhã, e as dores podem persistir por horas, e comumente melhoram com movimentação leve. Além disso, é importante, para o diagnóstico da artrite reumatoide, atentar-se aos seguintes sinais:

Fadiga inexplicada;

Emagrecimento;

Dificuldades em se fechar completamente os dedos pela manhã;

Dificuldades para cortar pão, abrir potes, maçanetas, principalmente nas primeiras horas do dia;

Sensação de instabilidade na perna;

Olho ou boca, muito secos;

Ocorrência de alguma infecção ou uso de medicamentos, viagens nos dois meses anteriores ao início do quadro;

Alterações do hábito intestinal ou urinário;

Presença de dor lombar ou cervical crônicas.


Como é feito o diagnóstico?

Ao perceber o surgimento dos primeiros sinais, é muito importante buscar um médico reumatologista para realizar o correto diagnóstico da artrite reumatoide. A abordagem especializada para confirmar a patologia deve ser ampla, com exame físico, histórico médico detalhado e testes de imagem, como ressonância magnética e radiografia.

Em um primeiro momento, o médico deve palpar, de maneira suave, e inspecionar as articulações inflamadas, avaliando também a amplitude de movimentos. Durante o toque físico, o especialista deve observar a presença e a localização de calor, dor e edema.

O histórico médico também é muito importante para o diagnóstico da artrite reumatoide. Aqui, o reumatologista deve entender se há quadro de rigidez matinal, bem como histórico da doença na família ou o número de articulações acometidas pela dor.

Também é importante checar dados que possam indicar doenças semelhantes à artrite reumatoide, por exemplo se houver manchas de pele e fotossensibilidade, pode ser lúpus eritematoso sistêmico ou se houver dor lombar crônica, de predomínio matinal, com rigidez, o diagnóstico talvez seja espondilite anquilosante.

O estilo de vida também é importante, uma vez que sedentarismo, alimentação desregrada e tabagismo podem ser associados como possíveis potencializadores do surgimento da enfermidade.

Por fim, também pode ser importante que o médico solicite exames de imagem. Tanto a radiografia quanto a ressonância magnética são usadas no diagnóstico da artrite reumatoide, mas cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.

A radiografia auxilia na identificação de alterações ósseas e articulares, como erosões ósseas e calcificações entre os ossos, chamada de anquilose, que costumam ocorrer em estágios mais avançados da doença. No entanto, a radiografia pode não ser capaz de detectar a artrite reumatoide em seus estágios iniciais.

Por outro lado, a ressonância magnética é mais sensível para o diagnóstico da artrite reumatoide. Esse exame é capaz de identificar a doença em estágios iniciais e fornecer imagens mais detalhadas das articulações, permitindo que o médico avalie melhor o dano tecidual e a extensão da enfermidade.


Ainda com dúvidas?

Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.

 Fale Conosco já!
Top