A fibromialgia é uma doença que tem como principal sintoma dores em todo o corpo, principalmente nos tendões e nas articulações. É comum que o paciente tenha uma sensibilidade aumentada ao toque e à compressão da musculatura, como ocorre durante o exame médico ou em um simples abraço. Em geral, a dor começa localizada e vai, depois de um tempo, se espalhando por todo o corpo.
Além disso, os pacientes também podem apresentar outros sinais, como cansaço, sono não reparador, distúrbios intestinais, depressão, ansiedade e alterações de memória.
A fibromialgia não tem uma causa conhecida, mas sabe-se que as pessoas que têm a doença são mais sensíveis à dor quando comparadas com indivíduos sem fibromialgia.
A doença também surge com mais frequência depois que a pessoa vivenciou um evento grave, como uma infecção mais séria ou passou por um trauma físico ou psicológico.
As mulheres são mais afetadas pela fibromialgia, representando cerca de 90% dos casos da doença.
A fibromialgia é uma doença complexa, que afeta tanto o aspecto físico quanto emocional do paciente. Dessa maneira, o tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo:
- Medicamentos
- Atividade física;
- Acompanhamento psicológico;
- Fisioterapia.
Ainda com dúvidas?
Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada.
Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a
convênios, além de promover a educação para prevenção.