Exercícios para artrite
Você sabia que os exercícios para artrite não pioram o quadro de dor? Na verdade, eles são fundamentais para controle dos sintomas e melhoria da qualidade de vida.
Dicas de exercícios para artrite:
O tratamento para artrite inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e exercícios físicos. Durante as crises de artrite, exercícios de alongamento, relaxamento e movimentos leves sem carga podem ser úteis.
Tai chi chuan suave, por exemplo, pode ser uma opção, mas mesmo ele ou ioga podem ser dolorosos para pessoas com crises de artrite. Os exercícios aeróbicos são adequados para períodos sem sintomas ou com poucos sintomas da doença. No entanto, durante as crises, eles se tornam pouco recomendados.
Conheça alguns dos exercícios para a artrite recomendados para o tratamento:
- Exercícios aeróbicos: podem melhorar a saúde cardiovascular, ajudar no controle do peso – o que reduz a pressão sobre as articulações – e a aumentar a resistência e a energia. O exercício aeróbico de intensidade moderada é o mais seguro e eficaz se for feito na maioria dos dias da semana, mas mesmo alguns dias por semana é melhor do que nenhum exercício. Ao escolher atividades aeróbicas, prefira as de baixo impacto, como natação, andar de bicicleta, nadar e caminhar;
- Exercícios de força: músculos fracos, seja devido à inatividade ou aos efeitos colaterais de medicamentos, podem diminuir a resistência e deixar as articulações menos estáveis. Entre os exercícios para artrite, os de força ajudam a fortalecer os músculos, reduzindo a pressão nas articulações. São exemplos de exercícios de força e musculação, com pesos e flexões, que devem ser realizados, preferencialmente, duas vezes por semana. Caso eles causam ou agravam a dor, diminua a intensidade e repetições;
- Alongamentos: as articulações danificadas pela artrite não se movem com a mesma facilidade ou no mesmo grau (amplitude de movimento) que as articulações saudáveis.
Apesar dos exercícios para a artrite ajudarem no controle dos sintomas dolorosos, é importante ter alguns cuidados ao praticá-los para que a dor não se agrave. Alguns deles incluem:
- Comece devagar, com pouca intensidade, duração e repetições e vá aumentando gradualmente dos exercícios, em intervalos longos, após aproximadamente 4 semanas mantendo aquela mesma intensidade;
- Evite movimentos rápidos e repetitivos de articulações afetadas, ou seja, que estão doloridas;
- Após a realização dos exercícios para artrite, faça compressas de gelo nas articulações por até 20 minutos;
- Proteja as articulações com órteses e talas.