Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189
atendimento@reumatologiatoledo.com.br
17/03/2023
Administrador
Perda da densidade óssea é uma das principais causas de fratura, principalmente em pessoas idosas. Veja como prevenir a osteoporose.
Dados do Ministério da Saúde revelam que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose, uma doença silenciosa que provoca 200 mil mortes por ano no país. Desse total, apenas 20% sabem que têm a doença, justamente por ser uma condição que não manifesta sintomas antes da fratura de ossos.
A osteoporose caracteriza-se pela perda de densidade óssea, tornando os ossos mais porosos e frágeis, o que aumenta significativamente o risco de fraturas. O envelhecimento é a principal causa da patologia, mas alguns fatores contribuem para o aumento da perda óssea do organismo, tais como:
- Consumo excessivo de álcool;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Deficiência de vitamina D;
- Problemas na tireoide;
- Falta de cálcio;
- Dieta pobre em nutrientes.
Por ter uma baixa taxa de diagnóstico, é fundamental saber como prevenir a osteoporose para evitar as fraturas e outras complicações que possam surgir a partir delas.
A perda da massa óssea é um fenômeno natural do organismo conforme o avanço da idade, mas a adoção de alguns bons hábitos, principalmente exercícios físicos regulares, pode ser uma das melhores maneiras de prevenir a osteoporose. Para se ter uma ideia dos riscos envolvidos, uma perda de 10% na densidade óssea da coluna representa o dobro de risco de fratura nas vértebras, por isso o ideal é começar a prevenção o quanto antes.
Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.
Fale Conosco já!