Contato: (45) 3054-6202 | 3056-0189

atendimento@reumatologiatoledo.com.br

Clínica de Reumatologia Toledo
Artrite Séptica

Últimas Notícias

dentista duque de caxias

Artrite Séptica

22/07/2022

Administrador

artrite séptica é uma infecção no fluido articular e nos tecidos articulares, sendo mais comumente causada por uma bactéria, mas também por vírus ou fungos.

As bactérias invasoras liberam algumas toxinas que fazem com que o corpo, por sua vez, libere citocinas como uma forma de resposta para combater o processo infeccioso.

Principais causas da artrite séptica

A infecção da articulação por bactérias pode ser causada de várias maneiras, principalmente por uma lesão próxima da articulação infectada, uma ferida aberta na pele, depois de uma cirurgia ou depois de uma infecção em outros locais do corpo.

A maneira mais comum da artrite séptica se desenvolver é através de outra infecção, como consequência de uma infecção do trato urinário ou uma infecção na pele. Quando alguma delas se espalha pela corrente sanguínea, ela pode levar as bactérias para as articulações e causar uma nova infecção.

Preste atenção aos sintomas

Os sintomas da artrite séptica são progressivos, podendo começar dentro de horas ou dias. O principal sintoma que caracteriza a artrite séptica é a incapacidade de movimentar a região afetada, porém outros sintomas também são comuns como febre alta, dores intensas e inchaços nos locais afetados, dificuldade de movimentação da articulação e grande desconforto ao realizar movimentos.

É possível notar que o local da articulação afetada também pode estar inchado, avermelhado e quente, com uma sensação de queimação.

Fatores de risco da artrite séptica

- Doenças crônicas e problemas articulares como: gota e lúpus podem aumentar a chance de desenvolver um quadro de artrite séptica;

- Doenças de pele como psoríase e eczema, aumentam o risco do desenvolvimento da artrite séptica, uma pele machucada e mal cicatrizada pode levar a contaminação por bactérias que podem desenvolver a doença. Os usuários de drogas injetáveis também apresentam maiores riscos;

- Pessoas que fazem uso de imunossupressores para o tratamento de outras doenças podem acabar desenvolvendo a artrite séptica, uma vez que seu sistema imunológico se encontra fragilizado;

- Pessoas com diabetes, problemas hepáticos e renais têm grande risco de desenvolver a doença;

- Cortes e perfurações que afetem a articulação podem causar a artrite séptica, levando o vírus ou bactéria diretamente para a articulação.


Ainda com dúvidas?

Possuímos uma equipe cuidadosamente selecionada, capacitada e qualificada. Nosso compromisso é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias médicas aos nossos pacientes, sejam eles particulares ou pertencentes a convênios, além de promover a educação para prevenção.

 Fale Conosco já!
Top